Teste de Estanqueidade para a sua obra.

Enviar e-mail

Clique aqui

Atendemos

Todo o Brasil

Negligenciar a realização do teste de estanqueidade em canteiros de obras é mais comum do que se imagina. Contudo, a ausência de um laudo de estanqueidade em obras na Construção Civil pode trazer sérias consequências para o projeto.

Por que sua obra deve ter um laudo de estanqueidade?

Negligenciar a realização do teste de estanqueidade em canteiros de obras é mais comum do que se imagina. Contudo, a ausência de um laudo de estanqueidade em obras na Construção Civil pode trazer sérias consequências para o projeto.

Primeiramente é importante destacar que toda obra onde exista áreas impermeabilizadas precisam estar estanques. Seja uma laje ou então piscina, qualquer área que tenha contato com água, liquido ou valores precisam ter sua resistência testada.

Para isso, fazer o teste de estanqueidade é o único caminho. Inclusive, a norma NBR 9575 já estabelece que áreas impermeabilizadas precisam se submeter a testes de estanqueidade.

Diante disso, não fazer esse teste significa que sua obra está descumprindo uma determinação legal. Além disso, sem um laudo de estanqueidade que certifique a qualidade do seu sistema impermeabilizante, você coloca seu projeto sob o risco de apresentar problemas futuros, como infiltrações, presença de umidade, corrosões entre outros.

Com a realização do teste eletrostático imperdetector da Ralife Engenharia, sua obra obtém, após finalização do teste, um lado com parecer técnico atestando que sua impermeabilização está estanque. Saiba mais!

O que é um laudo de estanqueidade?

Basicamente, um laudo de estanqueidade corresponde a um documento que atesta a estanqueidade de fluidos, líquidos e vapores. Ou seja, por meio desse laudo é possível certificar de que não há qualquer vazamento em áreas impermeabilizadas.

Vale destacar que não é qualquer empresa ou profissional que pode emitir o laudo de estanqueidade. Somente empresas e profissionais habilitados nesse tipo de inspeção é que podem fornecer esse parecer técnico.

Importância do laudo de estanqueidade para a obra

Ter em mãos um laudo de estanqueidade que certifica a qualidade do seu sistema impermeabilizante é importante por diferentes razões.

Para começar, este laudo corresponde a um documento legal que garante a seguridade quanto as áreas impermeabilizadas da sua obra.

Atualmente existem diferentes sistemas impermeabilizantes disponíveis no mercado. Mas, nem todos eles oferecer a qualidade necessária para evitar a penetração de líquidos, fluidos ou vapores. Além disso, falhas durante a instalação do impermeabilizante também pode ocorrer e colocar em risco sua edificação.

Para evitar que esse tipo de problema acabe gerando grandes prejuízos, obter um laudo de estanqueidade antes de prosseguir com as demais etapas da obra é fundamental.

Com esse laudo, você terá a segurança de contar com um sistema impermeabilizante resistente e que cumprirá bem sua função, impedindo a ocorrência de infiltrações, corrosões, umidade e outros problemas.

Ou seja, contar com um laudo de estanqueidade na sua obra significa poder validar o uso do seu sistema impermeabilizante e ter a tranquilidade de seguir com as etapas restantes da obra sem grandes problemas.

Como adquirir

Para adquirir o laudo de estanqueidade, é preciso que antes seja feito o teste de estanqueidade. Na Construção Civil, existem dois testes que são comumente utilizados. O primeiro é o teste com lâmina d’água e o mais recente e rápido de executar chamado de teste de estanqueidade eletrostático.

Se o seu objetivo é testar a estanqueidade sem passar dias com a obra parada e garantir um resultado preciso e eficiente, então a segunda opção é a mais indicada. Isso porque no teste elestrostático a inspeção da área impermeabilizada é feita em poucos minutos. Enquanto isso, com a lâmina d’água, esse teste pode levar dias.

Além disso, no teste eletrostático há uma economia de custos considerável, já que o valor pra sua realização corresponde a 15% do valor total gasto em outros testes de estanqueidade.

No teste eletrostático é feito a varredura na área impermeabilizada. Uma vez identificando qualquer falha, faz-se o reparo e, na sequência, um novo teste para garantir que o sistema impermeabilizante está estanque. Somente então é que emite-se um laudo com parecer técnico sobre a condição de estanqueidade da área impermeabilizada.

Entre em contato com a Ralife Engenharia para fazer o teste eletrostático e obter o laudo de estanqueidade para sua obra!

Novidades

Mais lidos

Chame no WhatsApp
1